Tarot Perrin 1865

PERRIN TAROT comp 1 MQ

Por volta de 1865, em Turim (norte da Itália), o editor Claudio Perrin imprimiu um baralho de grande valor artístico e esotérico, que, no entanto, permaneceu esquecido até recentemente.

À primeira vista, os Trunfos e as Cartas da Corte mostram uma pesquisa estilística e cromática que coloca este baralho no topo das produções de Tarô no século XIX.

-> COMPRAR <-

 

CONTEUDO

Olhando para as 78 cartas do Tarot Perrin, impressos com a técnica cromolitográfica, é possível ver a qualidade extraordinária delas.

Perrin quattro Trionfi.jpg

Dado que alguns Trunfos claramente mostram afinidades com o assim chamado “Tarot Soprafino”, é interessante notar que Perrin buscou sua inspiração a partir deste baralho, criado por volta de 1830, em Milão, pelo gravador Carlo Dellarocca para o fabricante milanês Ferdinando Gumppenberg.

Perrin Gumppenberg 4 Imperatore LQ  Perrin Gumppenberg 9 Eremita LQ

No entanto, o artista que projetou o Perrin Tarot conservou um bem origial em todas as imagens, especialmente nos trajes dos personagens e ambientes.

Os desenhos podem ter sido feitos por um dos muitos ilustradores utilizados pela Editora Perrin, que era especializada na publicação de livros históricos ilustrados.

Perrin otto figure

Pode-se perguntar por que a extrema raridade deste baralho. A resposta pode ser que Claudio Perrin, apesar de ser um excelente litógrafo, não era um fabricante de Tarot tradicional e, então, não tinha a sua própria rede de distribuição.

Na verdade, ele foi principalmente um editor de livros ilustrados. No entanto, é interessante notar que muitos dos seus livros podem ser ligados à Maçonaria de Turim, como demonstrado por Giordano Berti na pesquisa histórica relatado no livreto que acompanha o baralho.

Perrin Assi bis

A REPRODUÇÃO FIEL DO BARALHO ORIGINAL

Graças a um colecionador que possui um dos raros exemplares do Tarot Perrin, foi possível realizar esta reedição, absolutamente fiel ao original do qual apresentamos uma fotografia a seguir.

DSC_0008

O Tarot Perrin  foi reeditado em 2016 com uma edição limitada de 600 cópias numeradas.

A caixa com as 78 cartas inclui um certificado de garantia com o número de série e a assinatura do curador, o historiador Giordano Berti, autor do livreto  que descreve, pela primeira vez, a atividade editorial de Perrin e a origem deste baralho.

As cartas vm em uma elegante caixa em forma de livro, projetada pela designer artistica Letizia Rivetti, e manufaturada por “RINASCIMENTO – Italian Style Art”.

O exterior da caixa é em papel marmoreado marrom com inserções de ouro. O interior é forrado com veludo.

PERRIN TAROT comp 5 MQ

NOTAS TÉCNICAS

Editor: Araba Fenice e Rinascimento – Italian Style Art, Itália, 2016

Curadoria: Giordano Berti

Gráficos: ArtStudioLetizia

Edição limitada: 600 baralhos, numerados e assinados

Baralho: 78 cartas + 1 Garantia com o número e assinatura do curador

Tamanho de cada carta: 110 × 64 mm

Caixa Deluxe: concebida pela design artística Letizia Rivetti.

Autor do livreto: Giordano Berti.

Características do livreto: 24 páginas em branco-e-preto com informações históricas sobre Claudio Perrin e seu Tarot; tampa semi-rígida, tamanho 80×125 mm.

Línguas disponíveis do livreto: italiano e inglês.

 

COMENTÁRIOS

-> Perrin Tarot 1865 <- by Sherryl E. Smith

-> Getting to know the Perrin Tarot 1865 <- by Aitzie Olaechea

Annunci