Tarot Oriental 1845

oriental-tarot-1845-adEm Janeiro de 1846 um litógrafo de Turim, Claudio Foudraz, depositou um modelo de Tarô completamente novo: 78 cartas em “estilo chinês”, mas respeitando o simbolismo tradicional dos Arcanos.

Todas as lembranças e traços deste estilo, estavam perdidos até 6 anos atrás, e só agora, elas retornam a luz, com sua beleza refinada e um sabor exótico que nos deixa maravilhados.

-> Comprar <-

 

CONTEÚDO

O Tarô Oriental é o resultado de uma pesquisa estilística cuidado que levou o autor, Claudio Foudraz, para reinterpretar muitos personagens, tanto nos Triunfos, quanto nas figuras.

Foudraz T 09  Foudraz T 10  Foudraz T 14

Até as Cartas numerais mostram algo de original, em formas e arranjos geométricos de Copas, Ouros, Paus e Espadas.

Foudraz C 01 Foudraz D 07 Foudraz B 05 Foudraz S 10

Todos os personagens criados por Foudraz, tão bonita e sedutora, com seus suntuosos vestidos de seda bordado e seus movimentos sinuosos, refletem as representações convencionais da China que enfeitou a aristocracia e a classe média-alta em todas as partes da Europa, durante o século XVIII e as primeiras décadas do século XIX,

Foudraz T 03  Foudraz T 04  Foudraz T 06

Foudraz S 13  Foudraz D 13  Foudraz C 14

REDESCOBERTA

Giordano Berti with Foudraz Sheet LQO Tarô de Claudio Foudraz não aparece em qualquer Enciclopédia de Tarô e em nenhum catálogo de antiguidades.

Eles foram redescobertos por acaso em 2010 por Giuliano Crippa, presidente da seção italiana da International Playing Cards Society, mas apenas em 2014 a descoberta foi feita pública na revista The Playing-card por um outro membro da IPCS, Nicola De Giorgio.

As cartas de Foudraz são preservadas sob a forma de folhas brutas no arquivo da Academia de Ciências de Turim, que autorizou esta edição, editada por Giordano Berti e publicada pela Araba Fenice e RINASCIMENTO – Italian Style Art.

 

REPRODUÇÃO

Após a digitalização da folha original e a impressão de um conjunto de teste, os colaboradores do projeto “RINASCIMENTO” decidiram dar a essas cartas, a maior dignidade.

Foudraz Taro 1 a LQ

Por esta razão, as 78 cartas foram feitas com cores da pintura aquarela ligeiras de uma maneira consistente com o estilo de meados do século XIX.

Foudraz T 07 prima e dopo

Em setembro de 2016, o baralho foi impresso em especial “papel vellum”, suave como a seda. Esta edição é limitada em 700 cópias.

Como em todos os baralhos produzidos pela RINASCIMENTO, uma carta de garantia com o número de série e a assinatura do editor foi adicionada as 78 cartas.

foudraz-carte-semicerchio-2-lq

O tamanho das cartas são exatamente os originais, com a adição de uma margem branca nos quatro lados.

No livreto que acompanha o baralho, Berti descreve a moda de “chinoiserie” que inspirou este Tarô e relata os resultados de uma pesquisa inédita sobre a atividade do litógrafo Claudio Foudraz.

DSC_0002

Após a primeira impressão do livreto, um estudioso francês, Sr. Philippe Noyes, tem desempenhado um pesquisa pessoal sobre as origens de Claudio Foudraz e sua família. Um resumo desta pesquisa foi incluído nas reimpressões subsequentes do livreto. Os documentos encontrados pelo Sr. Noyes estão disponíveis no Aeclectic Tarot Forum (veja o link abaixo, na seção Comentários).

Entre os muitos documentos encontrados pelo Sr. Philippe Noyes, relatamos aqui a folha de registo de nascimento de Claudio Foudraz em Bessans, datada de 04 de fevereiro de 1802.

4-fev-1802-naissance-de-claude-foudraz-a-bessans

 

As cartas e o livreto vem em uma elegante caixa em forma de livro, projetada pela designer artística Letizia Rivetti, e manufaturada por “RINASCIMENTO – Italian Style Art”.

 

FICHA TÉCNICA

Editor: Araba Fenice e Rinascimento – Italian Style Art, Itália, 2016

Curadoria: Giordano Berti

Gráficos: ArtStudioLetizia

Edição limitada: 700 baralhos, numerados e assinados

Baralho: 78 cartas + 1 Garantia com o número e assinatura do curador

Tamanho de cada carta: 115 × 65 mm

Caixa Deluxe: concebida pela design artística Letizia Rivetti.

Embalagem: “RINASCIMENTO – Italian Style Art “. produção de artesanato. Uma forma de livro. veludo interior.

Autor do livreto: Giordano Berti.

Características do livreto: 18  páginas a cores com informações históricas sobre Claudio Foudraz e seu Tarot; tampa semi-rígida, tamanho 84 × 124 mm.

Línguas disponíveis do livreto: italiano e inglês.

 

COMENTÁRIOS

Oriental Tarot, by Bonnie Cehovet  (em Inglês)

Genealogy of Claudio Foudraz, by Philippe Noyes (em Inglês)